terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mestrado na modalidade EaD

UAB oferecerá mestrado a distância – Mestrado EAD
Primeiras vagas serão abertas a partir do segundo semestre de 2011
A partir de 2011, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) passará a oferecer os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu a distância. Atualmente, são disponibilizadas vagas em cursos de graduação e especialização. Estão previstas, a princípio, a criação de dois cursos de mestrado profissional: educação infantil e docência em matemática para escola básica. A decisão é um marco na modalidade, já que não existem mestrados a distância no Brasil. Anovidade, divulgada com exclusividade ao Universia por Celso José da Costa, coordenador-geral do sistema, integrará o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação).
“Com a maturidade do programa, essa expansão é mais do que necessária. Atéporque a capacitação dos professores da rede pública de ensino não se limita à graduação e a especialização”, explica Costa, que acrescenta a importância da UAB no processo de formação continuada dos educadores brasileiros. “Aqueles que já concluíram a graduação terão a oportunidade de continuar a estudar e se aperfeiçoar”, justifica. De acordo com o coordenador-geral, os programas ainda estão em fase de desenvolvimento e comissões especializadas se reunirão ao longo do ano para definir tanto o plano pedagógico, como o administrativo. “O edital de seleção de propostas será lançado ainda esse ano”, garante ele, que prevê a abertura das primeiras vagas no primeiro semestre de 2011.
O potencial da iniciativa é reconhecido por Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, presidente da Câmara de Educação Superior – órgão vinculado ao Conselho Nacional de Educação. Na opinião dele, os programas de pós-graduação stricto sensu influenciarão a formação dos professores brasileiros. “A docência é muito mais ligada à concepção, do que a evidência. Daí a importância de garantir o contato de nossos profissionais à vivência em investigação”, ressalta ele. “Portanto, espera-se que essa oportunidade influencie muito mais gente, tanto no trabalho quanto nos processos formativos”, acrescenta ele.
Ao mesmo tempo em que o programa contribuirá com a formação dos docentes, promete viabilizar mudanças na rede pública de Ensino Básico no País. É o que acredita Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). “A própria característica do mestrado profissional viabilizará esses dois processos. Até porque, o programa alia formação teórica às necessidades do próprio mercado. Ou seja, os estudantes serão mobilizados a desenvolver trabalhos de investigação relacionados ao sistema educacional brasileiro com a identificação de soluções para problemas reais”, explica ele.
Além disso, a modalidade a distância permitirá o aumento do contato de professores com os programas de pós-graduação stricto-sensu. “A formação superará barreiras geográficas. E mais, permitirá uma riqueza cultural ainda maior ao curso”, acredita Schlünzen Junior.
Fonte UNIVERSIA

Você faria um curso na Modalidade EaD?

5 comentários:

  1. “A importância da educação a distancia é uma forma muito inovadora onde todos podem estudar inclusive aqueles que não têm condições financeiras para pagar uma faculdade.
    Pelo fato, de que isso também se torna mais uma facilidade para aqueles que porventura não conseguem se sair bem no processo de seleção (exame)
    Junto a isso, pode se notar que é um progresso muito significativo da parte da tecnologia da informação, porque uma coisa depende da outra para sempre estar havendo um crescimento ou um rumo certo do projeto elaborado.
    De qualquer maneira conclui-se que isso é mais uma porta que se abre a todos, principalmente a aqueles que possuem um desejo sincero e verdadeiro de voltar a estudar depois de certo tempo, por hora isso também ajuda a quem deseja procurar e até está lutando por um lugar cada vez melhor debaixo desse sol, isso para uns; E para outros Simplesmente apenas a dignidade, esta concedida somente perante a sociedade, quando se encontra um lugarzinho , neste concorrido mercado de trabalho da atualidade...”

    ResponderExcluir
  2. Naianne 1º módulo do Secretariado14 de agosto de 2011 às 22:47

    Boa Noite Professor !
    Hoje com a tecnologia avançada ela nos dá a oportunidade de fazer os cursos á distância mesmo dentro de nossas casas,isso nos da acomodidade e praticidade para não deixarmos de estudar e abranger os nossos conhecimentos para uma melhora profissional, mesmo sendo um curso virtual temos direito a um reconhecimento.
    Mas às vezes a comodidade e praticidade atrapalha as pessoas , pois elas não acabam atingindo um grau de aprendizado esperado por eles, muitas vezes nem dentro de uma sala de aula com professor não conseguimos superar nossas espectativas de aprendizado.
    Hoje, só não estuda quem quer e quem não tem vontade de crescer em sua carreira profissional!

    ResponderExcluir
  3. Paula1secretariado A educaçao hoje em dia e muito importante ,quando unido com as tecnologias de hoje, facilita muito mais a formaçao profissao.Tendo em vista o mecanismo que aplia o conhecinto,ajudando a capacitar muitas pessoas no conforto de suas casas. e assim formando muito mais proficional.

    ResponderExcluir
  4. Em minha opinião eu não faria o curso á distância pois eu prefiro o curso presencial pois posso tirar minhas duvidas pessoalmente mais eu não discrimino aqueles que fazem curso á distância pois vem crescendo muito no Brasil nos dias de hoje.
    nome:joana
    turma:2ªInfonet
    período:manhã

    ResponderExcluir
  5. A Internet permitiu que o processo de ensinonão ficasse limitado apenas à sala de aula no contexto da relação aluno/professor tradicional, mas ultrapassasse esses limites físicos dando oportunidades.
    Por outro lado o distanciamento físico professor/aluno, impõe limitações na construção de valores agregados ao processo educativo presencial no que toca a aplicação dos métodos de avaliação disponíveis.
    Porém fica claro que a EAD pode representar uma verdadeira revolução do ensino superior, e certamente se fosse melhor para mim realizaria um curso na modalidade EAD.

    ResponderExcluir