sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Importância do Tutor no Processo da Educação a Distância

Há um debate em pauta no modelo de Educação a Distância - EaD em suas propostas mais atuais. A discussão posta nessa reflexão é contemporânea e se centra na necessidade do desvencilhamento de paradigmas cristalizados, no que se refere ao papel do Tutor no modelo EaD com a inserção das novas tecnologias que vem exigindo mudanças em sua estrutura didático-pedagógica. Nessa questão surge um debate atual: o papel da Tutoria na EaD e sua relevância no processo.
Segundo MAGGIO,,2001 "O trabalho em programas de educação a distância permitiu-nos identificar algumas questões em torno das quais permanentemente colocam-se dúvidas a interrogações. O tutor e seu papel, suas funções, as tarefas que tem de realizar, as responsabilidades que assume é um desses pontos-chave nos quais costumam aparecer mais perguntas que respostas. O que significa ser tutor? Quais são os alcances das tarefa? Qual a especialidade de do seu papel? Quem é reconhecido como bom tutor? Como se forma um bom tutor? Como se avalia seu trabalho? O tutor é imprescindível na modalidade EaD?".
Essas questões expressam as indagações presentes nos programas de educação a distância numa tentativa de redefinir as funções dos protagonistas da ação educativa, ressignificando os papéis dos atores principais, e em especial, o papel do tutor.
Quem seria então o tutor? Um mestre?  Um educador? Aquele que ultrapassaria a visão restrita do especialista e do conteudista? Um educador que transcende o papel de motivador, facilitador? Um educador que sustenta uma reflexão sobre a complexidade da ação educativa, mesmo a distância, ultrapassando os modelos lineares? Um tutor que para organizar situações que promovam a aprendizagem dos alunos transgride algumas normas já padronizadas e tão confiáveis?

Eis o desafio...

Fonte Revista Iberoamericana de Educación

11 comentários:

  1. Eu particularmente, acho interessante isso de ensino á distância, é bem prático e eficiente. E o tutor, apesar do meu pouco conhecimento, acredito que tenha de ser uma pessoa que tenha uma certa experiência, um educador responsável, enfim que se disponha a realmente educar e ensinar.

    Jessica Santos 1º ADM-tarde

    ResponderExcluir
  2. O EAD (Ensino à distância) é considerado hoje uma nova modalidade de ensino virtual com notável avanço. Diante dos recursos que a internet disponibiliza, com tecnologia interativa, tem facilitado e proporcionado bons resultados, vencendo a distância, permitindo várias pessoas a participarem e retornarem aos estudos, para obter ou melhorar a sua formação profissional.
    Considera-se relevante o empenho do aluno, nas atividades desenvolvidas, e principalmente as experiências educativas que vão sendo adquiridas, mas não se pode deixar de considerar imprescindível o papel do Tutor no EAD. O aluno pode trabalhar em casa, mas está sempre acompanhado pelo seu tutor. É ele quem acompanhará este processo de auto-aprendizagem e colaborará com seus alunos, exercendo um papel de animador, incentivando os alunos a continuarem os estudos e interagindo com eles, de maneira dinâmica, mesmo que virtualmente. É preciso que ele tenha habilidade e competência para se adequar às exigências desta modalidade de ensino, numa nova visão de prática pedagógica. Ele passa a ser o moderador e mediador de uma aprendizagem que levará a bons índices de aproveitamento, coordenando, selecionando conteúdos, estabelecendo uma relação de confiança e, sobretudo, exercendo a sua função de formar o aluno.
    Renza 1o.SEC

    ResponderExcluir
  3. Olá Sérgio, com certeza a importância do tutor em um curso EAD é fundamental para o desenvolvimento do aluno, pois é o tutor que tem a função de motivas o grupo. Se o tutor não for motivador e sempre "presente" através de seus feedbacks, com certeza um grande número de alunos ficará desmotivado com o curso.

    ResponderExcluir
  4. Edgar tem razão, na minha opinião!
    Percebo essa necessidade da "presença on line" do tutor mesmo com meus alunos dos cursos presenciais - estou sempre em contato virtual com eles e percebo a motivação deles ao não deixar e-mails e mensagens nas redes sociais sem resposta. Mostrar a eles que estou conectada e junto deles e qualquer circinstância, realmente faz a diferença!

    ResponderExcluir
  5. O papel do tutor na educação a distância é fundamental para o sucesso e enriquecimento da aprendizagem. Esta interação permite ao professor adaptar novos métodos na educação, que vão valorizar a aprendizagem dos alunos.
    Flávia, 1º módulo secretariado.

    ResponderExcluir
  6. A Educação a distancia hj é muito eficiente,eu acho muito enteresante, Voce ganha mais conhecimento . Com o Tutor, fica mais pratico , e eles esta realmente disposto a ensinar
    Bibiana 1°modulo secretariado .

    ResponderExcluir
  7. A educação a distância ajuda muitas pessos que não tem tempo de ir a algum curso talvez por morar em cidade grande e precisar de transportes coletivos e as vesez até chegam atrasados por causa do trânsito.
    No caso sobre o Tutor(o professor a distância)ele precisa saber todo o conteúdo da matéria assim como o professor de uma escola precisa fazer uma faculdade para dar aulas aos alunos. Ele tem que ter paciência e saber tirar as dúvidas básicas sobre a matéria.
    Letícia Antonio 1 Secretariado

    ResponderExcluir
  8. Com certeza a importância do tutor em um curso EAD é fundamental para o desenvolvimento do aluno,por que é ele quem transcende o papel de educador motivador e que organiza situações de aprendizagem,e é isso que realmente faz a diferença quando o ensino é a distancia.

    ResponderExcluir
  9. Acho legal o ensino a distância, mas não para formação profissional e sim para cursos de aperfeiçoamento, pois não existe o acompanhamento do Tutor, principal meio educador e nem a motivação de grupo que também é fundamental para o aprendizado de trabalho em grupo, principal foco das empresas hoje em dia.
    Eu pessoalmente não consigo estudar sozinho mais que 40 minutos é tediante...

    Anderson Froeti 2ºInfoNet

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana seu blog, Sérgio. Pensando no seu texto e nas respostas do demais, acredito que é importante colocar o a importância da mediação no trabalho do tutor. Ainda sim, acredito que um bom curso de EaD tem no professor uma figura sempre presente e ativa, disponível aos alunos. Eu, por exemplo, curso meu doutorado na Uned (da Espanha). Em todas as disciplinas, mesmo com um tutor nos acompanhando (como 20 alunos), o professor está sempre presente e mantemos um relação bem próxima no processo de aprendizagem.
    Claro que nem sempre isso é possível, mas creio que para alcançarmos educação a distancia de qualidade, precisamos pensar no potencial da comunicação dentro do processo educativo.
    Abraços!
    Felipe (tutor)

    ResponderExcluir
  11. Caro Felipe, postei 5 temas diversos a fim de estimular os comentários nas diversas camadas de público que ocasionalmente pudessem acessar meu blog, e fiquei muito satisfeito com o resultado. De certa forma, este ambiente virtual se tornou um ambiente de Educação a Distância, aproveitando as tecnologias hoje disponíveis, e de baixo custo, captou os diversos interesses e trabalhou sobremaneira a reflexão ao tema EaD. O desafio desta disciplina, muito me ajudou e abriu novos horizontes no meu contexto como educador, além é claro, me inseriu na modalidade Ead como um (co)tutor. Forte abraço!!

    ResponderExcluir