sexta-feira, 12 de agosto de 2011


"...Algumas organizações e cursos oferecerão tecnologias avançadas dentro de uma visão conservadora (só visando o lucro, multiplicando o número de alunos com poucos professores). Outras oferecerão cursos de qualidade, integrando tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras, com foco na aprendizagem e com um mix de uso de tecnologias: ora com momentos presenciais; ora de ensino on-line (pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes); adaptação ao ritmo pessoal; interação grupal; diferentes formas de avaliação, que poderá também ser mais personalizada e a partir de níveis diferenciados de visão pedagógica. 
O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora".

José Manuel Moran
jmmoran@usp.br

Deixo aqui o endereço eletrônico da matéria acima na íntegra. Um recado muito importante em referência a alguns emails recebidos.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm

3 comentários:

  1. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE FAVORECER AQUELAS PESSOAS QUE NÃO TEM TEMPO PARA FREQUENTAR UMA SALA DE AULA.MAS COM ESSE ENSINO O ALUNO TEM QUE SE DEDICAR E ENTRAR NO RITMO.QUANDO VOCÊ ESTA PRESENTE TUDO É MAIS FACÍL.
    A TECNOLOGIA HOJE EM DIA É MUITO BOA E SE TORNA MAIS RAPIDO NA HORA DE VOCÊ PESQUISAR.SE A PESSOA NÃO TEM ACESSO A INTERNET PODE OPTAR EM ESTAR PRESENTE EM UMA SALA DE AULA.
    AMANDA ,DANILA (1ºSECRETARIADO)

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com todas as as tecnologias, acredito que muitas pessoas ainda não estão preparadas para usufruir desse avanço, o que pe uma pena pois o ensino a distância é o futuro, e o futuro já chegou.
    Roberto Tadeu de Souza - 3ºinfonet (ETEC Paula Souza)

    ResponderExcluir
  3. Professora Mirian Siqueira14 de setembro de 2011 às 22:33

    O avanço tecnológico salta aos nossos olhos, temos que tentar estar a frente e nos adaptarmos para as mudanças que acontecem ao nosso redor a cada instante, temos que ser dinâmicos e abertos a todas essas mudanças, e assim saber olhar para a EaD.

    ResponderExcluir